Você realmente sabe o que é uma Alimentação Saudável?

O Guia Alimentar para a População Brasileira afirma que a alimentação diz respeito não só à ingestão de nutrientes, mas também à quais alimentos contêm e fornecem os nutrientes, como tais alimentos são combinados e preparados entre si, além  das características do modo de comer e às dimensões culturais e sociais das práticas alimentares. Todos esses aspectos influenciam a saúde e o bem-estar.

Uma alimentação saudável garante que o nosso organismo receba de forma adequada em quantidade e qualidade os nutrientes que precisa para seu funcionamento regular. Por isso sempre ouvimos falar que nosso prato deve ser o mais colorido possível, cada grupo de alimentos fornece nutrientes indispensáveis para o corpo.

Uma refeição equilibrada deve fornecer pelo menos um alimento de cada um dos grupos a seguir:

  • Energéticos (Fornecem energia para a realização das atividades diárias): Pães, massas, tubérculos, raízes e cereais;
  • Reguladores (Regularam o funcionamento do corpo): Frutas, verduras e legumes;
  • Construtores (Ajudam na construção do nosso corpo, Ex: A produção de células): Carnes, ovos, leites e derivados, leguminosas;
  • Energéticos extras (Devem ser utilizados moderadamente): Óleos e gorduras, doces e açúcares.

Exemplo de cardápio:

  • Café da Manhã: 2 fatias de pão integral, 1 fatia média de queijo branco e uma xícara de café;
  • Lanche da Manhã: 1 Fruta
  • Almoço: Arroz integral, feijão, filé de frango grelhado, salada de folhas e legumes refogado, Suco de laranja;
  • Lanche da Tarde: Vitamina de Frutas
  • Jantar: Sopa de legumes com carne magra
  • Ceia: Chá com torradas

Lembrando que cada indivíduo tem uma necessidade especifica, procure um nutricionista para uma avaliação e elaboração de plano alimentar individualizado.

Camila Oliveira
Nutricionista
CRN-3 43062
Contato: (19) 9 9278-7757