DCNT: Doenças silenciosas, como identificar e prevenir?

Você sabia que a alimentação tem papel fundamental no desenvolvimento das DCNT? Mas afinal o que é uma Doença Crônica Não Transmissível (DCNT)?

São doenças que podem afetar diversos sistemas do corpo humano e inclui desde cárie dentária, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, acidentes cerebrovasculares, osteoporose e câncer de muitos órgãos, bem como doenças do coração.

A alimentação adequada a essas patologias, se bem alinhada pode ajudar a prevenir quando a predisposição pode ter relação com algum fator genético/ hereditário ou auxiliar no controle quando identificada alguma alteração através dos exames laboratoriais indicativos. Afinal o consumo desequilibrado ou excessivo pode acarretar tais distúrbios.

O maior risco é que a maioria dessas doenças age silenciosamente, fazendo um estrago a longo prazo no nosso organismo, muitas vezes aparecendo apenas quando já estão em seu estágio mais grave, podendo diminuir a chance de corrigir nossa saúde e qualidade de vida.

Pesquisas mostram que o consumo regular de frutas, vegetais, alimentos integrais, aves, peixes, além da ingestão reduzida de gorduras, carne vermelha, doces e refrigerantes tem relação direta com a diminuição do risco de morte por todas as causas de DCNT.

Além da importância de alimentar-se bem, é fundamental ter a clareza que por mais que todos nós saibamos quais são os alimentos considerados saudáveis, existem recomendações nutricionais para cada patologia e a quantidade de cada nutriente pode variar de acordo com o sexo, peso, altura, etnia, faixa etária e diversos outros fatores que devem ser investigados por um profissional qualificado para que seja possível a elaboração de um plano alimentar individualizado, sempre com foco nos melhores resultados.

Mesmo que em alguns casos o uso de medicamentos seja indispensável, essas doenças podem, no geral, ser controladas com uma rotina mais saudável, que inclua uma adequação alimentar, hidratação, exercícios físicos regulares e horas de sono adequadas.

Dedique um tempo para você hoje, enquanto a tempo de buscar dias de vida mais saudáveis e com inteira disposição. Esteja em dia com seus exames laboratoriais, para que se identificado qualquer problema haja tempo para seu tratamento e recuperação. Procure um profissional que te entenda, defina com você seus objetivos e necessidades e cuide para que seu planejamento nutricional seja de acordo com o que você precisa para viver bem.

Camila Oliveira
Nutricionista
CRN-3 43062
Contato: (19) 9 9278-7757