5 Dicas: Planejamento Alimentar

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Para a maioria das pessoas pensar em alimentação equilibrada e saudável quase sempre é sinônimo de maior necessidade de tempo, maior custo, muitas vezes levando a desistir sem ao menos tentar.

Sair da zona de conforto e transformar nossos hábitos não é um desafio fácil, mas, quando tomamos consciência de sua importância para a nossa qualidade de vida, encontramos a força para encarar essa transição e com o passar dos dias tudo se torna uma rotina, vamos estar cuidando de nós sem nenhum sofrimento.

Confira abaixo 5 dicas que vão ajudar a planejar sua rotina alimentar da melhor forma possível.

  1. Inspeção da geladeira e dispensa

Confira em sua casa os alimentos que tem armazenado, para os não perecíveis é importante conferir a validade e priorizar o uso dos que estiverem mais próximos do vencimento.

  1. Cardápio Semanal

Faça seu cardápio mensal utilizando os alimentos que já tem em casa, de acordo com as suas preferências e necessidades.

  1. Lista de Compras

Liste os itens que irão faltar para as receitas planejadas. Dessa forma além de economizar no momento da compra, você pode optar por utilizar alimentos frescos sem correr o risco de que estraguem na geladeira.

  1. Organização e Preparo

A organização vai de acordo com a necessidade: será só para você ou para toda a família?

Caso prefira, utilize um tempo no domingo e prepare as refeições para a semana toda, o que for consumido entre segunda e terça pode ficar no refrigerador, já o consumo a partir de quarta deve ser congelado, lembrando de transferir para o refrigerador sempre um dia antes do consumo.

Você pode optar por uma marmita pronta ou porções de um único alimento, por exemplo, carne para uma torta, feijão para família.

Lembre-se de etiquetar todas as refeições com a data de preparo e validade.

  1. Sobras

As sobras de talos, folhas, refogados podem ser transformadas em mexidos, caldos e afins, vale a criatividade para fazer receitas deliciosas e o mais importante, sem desperdício.

Para as pessoas com um objetivo específico, seja para emagrecimento, ganho de peso, intolerâncias alimentares ou patologias o ideal é procurar um profissional que te oriente e planeje um cardápio individualizado.

Camila Oliveira
Nutricionista
CRN-3 43062
Contato: (19) 9 9278-7757