GRAVIDEZ

Como funciona o Exame de Gravidez

O resultado do exame de sangue indica que a mulher está grávida quando os valores do hormônio beta-HCG são maiores que 5,0 mlU/ml. Este é o melhor teste para confirmar a gravidez porque detecta até mesmo pequenas quantidades deste hormônio, que só é produzido durante a gestação.

O exame de sangue pode ser feito mesmo antes de a menstruação atrasar, não sendo necessário ter prescrição médica nem fazer jejum.

No entanto, quando o resultado do exame de Beta HCG é não detectável ou inconclusivo, o exame deve ser repetido 3 dias depois.

No entanto, em casos de gravidez de gêmeos, os valores do hormônio são superiores aos indicados para cada semana, mas para confirmar e saber o número de gêmeos, deve-se fazer uma ultrassonografia a partir da 6ª semana de gestação.

Os resultados de beta HCG também podem indicar problemas como gravidez ectópica, aborto ou gravidez anembrionária, que é quando o embrião não se desenvolve.

Estes problemas normalmente podem ser identificados quando os valores do hormônio são inferiores aos esperados para a idade gestacional da gravidez, sendo necessário procurar o obstetra para avaliar a causa da alteração hormonal.

Após confirmar a gravidez com o exame de sangue, é importante marcar uma consulta no obstetra para iniciar o acompanhamento pré-natal, fazendo os exames necessários para garantir uma gravidez saudável, sem complicações como pré-eclâmpsia ou diabetes gestacional, por exemplo.